OBERO'N'N – Engenharia de Sistemas

Manutenção

Manutencao de Sistemas de Segurança

A partir de um conjunto de técnicas e procedimentos, o serviço de manutenção visa garantir o bom funcionamento de equipamentos, softwares e conexões, pois consiste numa metodologia que permite determinar quais são as condições de cada item, possibilitando com isso evitar falhas nos sistemas e uma redução de reparos e custos.

É muito importante saber a diferença entre os tipos de manutenções Preventiva, Preditiva e Corretiva, e além disso saber como usar cada uma delas.

Manutenção Preventiva
Trata-se de um serviço que visa garantir o bom funcionamento dos sistemas, prevenindo falhas ou quebra de equipamentos e diminuindo desgastes, com programação em períodos e intervalos de tempo pré-determinados, sendo assim uma intervenção prevista, preparada e programada antes do surgimento de uma possível falha.

A atividade de manutenção preventiva é extremamente eficiente, pois não busca apenas reparar o equipamento de forma rápida, o mais importante é manter o equipamento em operação e evitar a sua falha.

Manutenção Preditiva
É o acompanhamento periódico de equipamentos através de dados coletados por meio de inspeções, sendo um processo que estima o tempo de vida útil de componentes e equipamentos, e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

As técnicas mais comuns empenhadas em uma manutenção preditiva, são por exemplo a medição do tempo de autonomia das baterias de No Break’s, controles remotos e internas dos DVR’s, também a inspeção visual nos desgastes de partes móveis dos sistemas e outras técnicas de análise não destrutivas.

O objetivo é determinar antecipadamente a necessidade de manutenção ou reposição de uma peça, equipamento ou sistema, aumentar o tempo de durabilidade dos mesmos, reduzir o atendimento de emergência não planejado e impedir o aumento de danos.

Dessa forma é possível concluir que a manutenção preditiva possui uma finalidade de reduzir custos e aumentar a vida útil dos componentes.

Manutenção Corretiva
Geralmente esse tipo de manutenção é acionada em função de uma falha inesperada em algum equipamento ou sistema, e necessita de correção imediata. Em casos onde não se realiza a manutenção preventiva e preditiva as situações de manutenção corretiva são mais corriqueiras, gerando altos custos inesperados, pois não existe um controle e medição de funcionamento dos equipamentos para mantê-los em pleno desempenho.

A Oberonn Engenharia zela na realização de serviços de manutenções, que visam garantir o bom funcionamento de todos os sistemas.

Veja também:

Solicite um orçamento!

Open chat