OBERO'N'N – Engenharia de Sistemas

Proteção Perimetral

Através de sistemas de bloqueios como: Cercas Elétrica, Concertinas, Ponteiras perfurantes e Telas Laminadas, temos as melhores opções para proteção de pequenas ou grandes áreas externas com objetivo de bloquear e detectar possíveis tentativas de intrusão, permitindo maior segurança em grandes perímetros, assim como o monitoramento do local.

Cerca Elétrica

As cercas eletrificadas são itens de proteção muito eficazes nos dias atuais, sendo instaladas normalmente sobre os muros, grades e portões, em comércios, condomínios residenciais, comerciais, propriedades rurais, etc. Consiste em uma barreira que usa o choque elétrico para impedir animais ou pessoas de atravessarem um determinado limite.


A intensidade do pulso elétrico ocasionado por ela varia de 8.000 a 21.000 volts de acordo com a sua aplicação. A maioria das cercas eletrificadas hoje em dia, são utilizadas na atividade pecuária para controle de animais, ainda que seja frequentemente empregada para reforçar a segurança de áreas urbanas.

Composição e Funcionamento
Esse sistema é constituído basicamente de hastes, isoladores e fios de aço, que recebem a tensão por meio de uma central eletrificada, e quando o perímetro é violado dispara uma sirene de alarme, podendo ser setorizado e monitorado, gerando um nível maior de proteção ao local.

Vantagens
O custo benefício é a grande vantagem da implantação desse sistema a longo prazo, para quem deseja proteger e monitorar um grande perímetro.

Outra vantagem é que mesmo que ocorra a falta de energia elétrica no local, a cerca elétrica se manterá energizada através de uma bateria instalada na central de choque, que dará uma autonomia de funcionamento por um período de até 10 horas.

Muitos desses sistemas se mantêm em funcionamento, mesmo quando ocorre falta de energia elétrica por períodos que podem chegar até 10h, por meio de bateria.

Lei e Cuidados
Vale destacar que cada Estado e Município podem possuir sua própria legislação, portanto existem regras diferentes para o uso das cercas eletrificadas. Algumas delas são a obrigatoriedade de serem instaladas a uma altura mínima de 1.80 metros, com choque não letal, e o local deve ter placas sinalizadoras para alertar sobre o perigo. Sua instalação e manutenção só devem ser realizadas por empresas e profissionais habilitados junto ao CREA e deve ter um responsável técnico.

Com base na Lei Federal 13.477, o proprietário do imóvel ou síndico que autorizar a instalação de cerca eletrificada que não obedeçam aos padrões e parâmetros regulamentados, poderá arcar com multa ou notificação para adequação do sistema. É imprescindível evitar a instalação das cercas eletrificadas próximas às folhagens, árvores, postes ou cabos de energia elétrica.

Concertina

Fabricado em aço inox ou galvanizado no formato de espiral, com diâmetros que variam entre 25 cm, 30 cm ou 45 cm e com lâminas pontiagudas espaçadas por toda sua circunferência, oferece um visual bem agressivo de proteção. É muito utilizado em longos perímetros, como sendo um dos melhores sistemas de proteção patrimonial utilizado atualmente em função de seu baixo custo e manutenção.

Ponteiras Perfurantes

Fabricado em aço inox ou galvanizado, com vários formatos de lâminas pontiagudas serrilhadas, com comprimentos que variam entre 1 m, 1,5 m ou 2 m lineares, oferece um visual discreto e eficiente de proteção. Muito utilizado em fachadas sobre grades e portões, dificultando possíveis tentativas de invasão. Sendo sua instalação rápida e com baixo custo de implantação.

Tela Laminada

Constituída de tiras laminadas em aço inox ou galvanizado, entrelaçadas e soldadas, a rede laminada destaca-se por seus losangos repletos de lâminas pontiagudas de alto poder de perfuração. Fabricado em módulos de 1 m. de altura, podendo atingir uma até 2 m., que possibilita uma cobertura adicional sobre os muros, grades, alambrados e telas, gerando maior proteção ao local.

Veja também:

Solicite um orçamento!

Open chat