OBERO'N'N – Engenharia de Sistemas

Interfone

Interfone

O sistema de interfone para condomínios é um item essencial para a comunicação interna, segurança e bom funcionamento condominial. Por meio dele a comunicação entre o porteiro e os condôminos é facilitada, bem como a identificação e o acesso de visitantes e prestadores de serviços.

Na hora de instalar um sistema de interfone, surgem dúvidas a respeito da melhor maneira de fazer e qual tipo é o mais adequado.

Para facilitar essa decisão, explicaremos as principais características dos modelos mais comuns disponíveis no mercado.

Sistema Analógico
Por se tratar de um sistema simples, de baixo custo, antigo e já obsoleto, é o mais comum encontrado nos condomínios residenciais ainda hoje.

Através de uma central na portaria, é possível realizar a comunicação interna entre os moradores, assim como, a comunicação da portaria com as unidades, a fim de informar a presença de um visitante ou prestador de serviço ao condômino, para que esse autorize sua entrada.

Após autorização do morador, o porteiro ou recepcionista acionará um botão liberando a abertura do portão.

No entanto para que haja a comunicação interna entre os condôminos, tal como a abertura dos portões, esses só poderão ser realizados através da presença do porteiro ou recepcionista no local.

Sistema Digital
O sistema digital funciona de maneira parecida ao analógico. A principal diferença entre eles é que a comunicação externa e a interna entre as unidades podem ser realizadas de forma rápida e direta, com uma simples discagem entre ramais, não sendo necessário nenhum contato com a portaria, uma vez que esses interfones estão integrados a uma central de comunicação digital.

A liberação da entrada para um visitante ou prestador de serviço, se dará também de uma maneira simples, através do acionamento de um comando no próprio interfone interno na unidade, não havendo a necessidade da intervenção de um porteiro ou recepcionista.

Além dessa agilidade, a qualidade do som da ligação é muito superior e o sigilo da comunicação preservado, sendo esse tipo de sistema o mais adequado para condomínios residenciais e comerciais em função da sua praticidade e recursos, tendo com isso uma ótima relação custo X benefício.

Sistema PABX
Semelhante ao sistema de interfone digital, o PABX é uma central telefônica que permite realizar e receber chamadas de vários ramais, simultaneamente. Além da possibilidade de atender as ligações internas, seja de outra unidade, da portaria ou de algum visitante que queira se identificar, permite também fazer ou receber ligações externas, ou seja, funciona também como um telefone comum. Esse tipo de sistema é muito utilizado por empresas, e condomínios de pequeno ou grande porte, que além de área residencial, conta também com salas comerciais.

Sistema GSM
Por fim, outro tipo de interfone para condomínio de pequeno porte que ganhou destaque no mercado nos últimos anos é o sistema GSM. Essa realiza a comunicação entre a portaria e apartamentos sem o uso de cabeamento. Resumidamente, podemos dizer que é um interfone vinculado a uma interface celular que permite ao morador atender chamadas via rede GSM por meio de um celular, isso quer dizer que você pode atender de onde estiver, assim como liberar o acesso.

Como já sabemos, a tecnologia não para de trazer inovações para o mercado e não será diferente com interfone para condomínio.

Atualmente, também contamos com aparelhos que oferecem soluções integradas com para que você tenha mais proteção.

Antes de escolher o melhor modelo de interfone para o condomínio, é fundamental saber quais são as necessidades de todos os que farão uso desse sistema de comunicação.

É preciso levar em conta a intensidade com que o sistema será utilizado, e não faz sentido instalar um sistema de interfone em função de seu custo mais elevado, se a única utilidade for a comunicação interna e atender a visitantes e prestadores de serviços.

Também não é viável instalar um sistema analógico em função do seu baixo custo, principalmente por se encontrar em desuso, e difícil reposição de peças, e sobretudo se existe uma comunicação frequente entre os condôminos e áreas comuns, pois isso acabaria sobrecarregando a atenção dos funcionários da portaria, da qual outras funções seriam prejudicadas.

Portanto o modelo mais indicado na maioria dos casos seria o sistema digital ou PABX, pois são os que melhor atendem as necessidades gerais dos condomínios e sendo os mais adequados para uma futura implantação de Portaria Inteligente ou Portaria Virtual Remota.

Se ainda tiver dúvidas a respeito de qual melhor sistema a ser implantado, entre em contato e conheça todas as soluções que podemos oferecer.

Veja também:

Solicite um orçamento!

Open chat